Comprometido com a distribuição de Bíblias em países em desenvolvimento

Curso Bíblico – Lição 3

Curso Bíblico Online do Fundo Bíblico – Lição 3

O texto básico usado vem do curso publicado em 1977
pelo Instituto Ambassador

(Atualizado pelos editores do Fundo Bíblico em 2009)

A CHEGADA DO MARAVILHOSO MUNDO DE AMANHÃ

Durante séculos os homens têm sonhado com um paraíso na terra, mas têm fracassado em realizar esse sonho.  Por quê? Chegaremos algum dia a ter paz e prosperidade no mundo?

Dois anos após terminada a II Guerra Mundial, Winston Churchill declarou em um discurso em Copenhague: “A menos que um supergoverno mundial eficaz possa ser rapidamente estabelecido, as expepectativas de paz e progresso humano continuarão sombrias e duvidosas.”

No princípio da década de 1960, o conhecido físico nuclear, Edward Teller, que ajudou no desenvolvimento do projeto da bomba de hidrogênio, advertiu:  “Precisamos trabalhar em favor do estabelecimento de uma autoridade mundial sustentada pela força moral e física – um governo mundial capaz de fazer cumprir uma lei mundial.”

Em 1970, U. Thant, então Secretário Geral das Nações Unidas, defendeu o estabelecimento de uma autoridade global com amplos poderes para tratar dos problemas relativos ao meio ambiente. Ele comentou:  “Precisamos de algo novo – e prontamente – isto é, de uma autoridade global com o apoio e a concor-dância dos governos, e de outros poderosos interessados, que possam unificar todos os esforços que agora são realizados separadamente”.

Muitas vozes têm-se levantado em defesa da formação de um governo mundial para solucionar os problemas da humanidade. Cientistas e líderes mundiais idôneos sabem que a solução para os males do mundo e o estabelecimento da paz mundial só é possível se todas as nações forem unificadas sob um governo supremo, todo-poderoso, de âmbito mundial.

Um governo mundial seria possível?
“O governo mundial está ainda muito longe”, declara A.F.K. Organski no livro World Politics (Política Mundial). “A criação de um governo mundial, por meio de acordo amigável entre as nações, é tão incerta que podemos afirmar categoricamente que nunca acontecerá” (página 484).

Hans J. Morgenthau, em seu livro Politics Among Nations (Política Entre as Nações), asseverou:  “Não há como evitar a conclusão de que a paz internacional não pode ser permanente sem um estado mundial, e que um estado mundial não pode ser formado sob as condições morais, sociais, e políticas do mundo de hoje” (5ª edição, revista, 1978, página 503).

Que paradoxo! Os líderes mundiais reconhecem que a necessidade mais urgente do homem é o governo mundial. Entretanto, outros admitem que tal governo é de impossibilidade total sob as condições atuais do mundo.

Examinando a história da humanidade, qualquer um pode perceber que os homens fracassaram inteiramente em produzir a paz e a prosperidade mundiais. O medo, o ódio, a doença, a pobreza, a opressão e a injustiça têm predominado por toda a história.

O que se pode dizer de tudo isso? Será o governo mundial impossível – uma esperança ilusória de otimistas visionários? Seria a idéia de um mundo de paz meramente um mito absurdo?

Se a nossa única esperança está nos esforços do homem, então a paz mundial não é possível, e a humanidade está perdida.

O governo mundial de Deus
Hoje a maioria das pessoas não admite a existência de qualquer poder que não seja o seu próprio, capaz de trazer soluções para esta terra cheia de problemas e dilacerada pela guerra.

O Deus onipotente tem o poder e a sabedoria para solucionar os problemas do mundo e fazer da paz mundial uma realidade.

Esta é uma importante dimensão da mensagem que Deus mandou Jesus Cristo proclamar ao mundo. É a boa nova de que Cristo vai retornar com o poder divino para trazer-nos a paz e a prosperidade universais.

Quando Jesus Cristo voltar, Ele estabelecerá o governo de Deus aqui na terra. A obediência às leis de Deus será ensinada por todo o mundo. O forte não mais oprimirá o fraco – a todos será aplicada a verdadeira justiça.

A Bíblia mostra que um mundo maravilhoso se aproxima. Será uma época de rejuvenescimento espiritual e físico – serão mil anos de paz e prosperidade sem limite, conhecidos também como o Milênio. E com a ajuda desta lição, Deus lhe possibilitou examinar o futuro por meio de suas profecias, para que assim você saiba como será este maravilhoso mundo de amanhã.

______________________________________

LIÇÃO 3

Paz mundial finalmente!
A Bíblia nos diz que, sob a liderança de Jesus Cristo, o governo de Deus construirá um paraíso sobre a terra. Deus reconstruirá e abençoará todas as nações. Vamos estudar esta verdade emocionante.

1. Serão reconstruídas as cidades devastadas? Amós 9:14-15; Ezequiel 36:33-35. (Não deixe de ler todo o capítulo 36.) Haverá felicidade nessas cidades? Jeremias 33:10-14; Zacarias 8:4-5.

COMENTÁRIO: As grandes metrópoles de hoje, superpopulosas, com tanta poluição, estão infestadas de toda a espécie de males. Tais condições não existirão nas cidades do futuro. As cidades no Milênio serão suficientemente pequenas para promover a saúde e a felicidade da vida doméstica, porém bastante grandes para que haja um equilíbrio entre a indústria e os produtos essenciais que promovem uma vida alegre.

2. Cristo fará de Jerusalém a capital da terra – a sede mundial de seu governo? Zacarias 8:3; Jeremias 3:17. Será ela um exemplo para o mundo inteiro? Isaías 62:1-2, 7.

COMENTÁRIO: Jerusalém será o centro do governo mundial. Ela será reconstruída e terá um resplendor e magnificência inigualáveis. Tornar-se-á a futura cidade modelo – o padrão para as cidades de todo o mundo de amanhã.

3. Israel habitará segura na sua própria terra? Ezequiel 28:25-26. Haverá paz no mundo? Isaías 2:1-4; Miquéias 4:1-4.

4. Deus fará com que as leis da natureza funcionem para o benefício de seu povo? Deuteronômio 28:12; Isaías 41:18.

COMENTÁRIO: Deus originalmente prometeu derramar grandes bênçãos sobre a antiga nação de Israel se ela fosse obediente somente a ele (Levítico 26; Deuteronômio 28). A Bíblia mostra que eles desobedeceram e foram punidos. No Milênio, eles, assim como toda a humanidade, obedecerão a Deus e, por isso, receberão essas extraordinárias bênçãos.

5. O Oriente Médio é atualmente uma região relativamente estéril. As profecias dizem, porém, que após o retorno de Cristo essa região passará por espantosa mudança como nunca houve igual. Tornar-se-ão férteis os lugares desertos, e surgirão lindas florestas no Milênio? Isaías 41:14-20; 35:1-2, 7.

COMENTÁRIO: Você é capaz de imaginar cenário tão fabuloso? Os desertos transformando-se em os jardins férteis, verdejantes, cheios de árvores e arbustos, com riachos e fontes borbulhantes; regiões desertas convertidas em terras habitáveis.

As florestas intercaladas entre os campos cultivados farão também com que o clima se torne mais saudável e vigoroso.

6. “Sião” e as terras vizinhas serão transformadas por Deus em local semelhante ao jardim do Éden? Isaías 51:3.

COMENTÁRIO: Sião é um monte localizado na cidade de Jerusalém. É a área original da chamada “cidade de Davi”. Visto que será a capital do mundo, “Sião” aqui representa toda a região de Israel.

Todas as nações serão abençoadas
As profecias mostram que o resto do mundo compartilhará da grande prosperidade que Cristo irá trazer a Jerusalém e a Israel. A terra inteira passará por mudanças extraordinárias.

1. As nações se tornarão submissas e obedientes a Cristo? Isaías 2:1-3.

2. Já que todas as nações vão obedecer a Cristo no Milênio, pertencerão os seus habitantes a ele – como seus súditos e servos? Romanos 6:16.

3. Todas as pessoas se tornarão, portanto, “filhos” de Abraão, espiritualmente falando? Gálatas 3:29.

4. Haverá um enorme trabalho de reconstrução durante o Milênio. Mas será que esta obra será como um descanso se comparada ao sofrimento, à tristeza e à dura servidão do mundo mau de hoje? Isaías 11:10; 14:3. Será que a submissão a Cristo e às suas leis trará à humanidade bênçãos de liberdade e descanso para o corpo e a mente? Mateus 11:28-30.

COMENTÁRIO: Deus fará com que a vida seja agradável, confortável e satisfatória para quem viver durante o Milênio – enquanto as pessoas con-tinuarem a obedecer às suas leis.

O caminho de vida de Deus é verdadeiramente o caminho da liberdade – o caminho da libertação do trabalho penoso dos caminhos pecaminosos deste mundo. Mas a humanidade de hoje não está convencida disso. Deus agora está permitindo que o homem aprenda, pela experiência, quão opressivas são realmente as conseqüências dos seus pecados.

5. Muito se fala hoje contra a propriedade privada. A história registra abusos flagrantes por parte dos proprietários. Mas seria Deus contrário ao direito de propriedade? Miquéias 4:4; Isaías 62:8-9.

COMENTÁRIO: As pessoas durante o Milênio serão donas de seus próprios bens. Elas estarão livres de governos que lhe usurpem o direito de receber as justas recompensas por seu próprio trabalho. E Deus não permitirá que a propriedade privada seja violada.

6. E como será a saúde no mundo de amanhã? Deus livrará também o homem das doenças e enfermidades? Isaías 33:24; Jeremias 30:17; Isaías 35:3-6; 58:8.

COMENTÁRIO: A educação sobre a verdadeira saúde e a cura de todo tipo de doença resultará em saúde radiante para todos.

7. A riqueza agrícola de uma nação constitui geralmente sua maior possessão. Hoje, a maior parte da terra é improdutiva – apenas cerca de 10% da superfície terrestre é realmente cultivável. Existem muitas terras desertas, regiões montanhosas e desabitadas. Mas serão diferentes no mundo de amanhã, quando Deus abençoar o mundo inteiro. Deus fará com que as leis da natureza funcionem para o benefício daqueles que lhe obedecem? Ezequiel 34:26-27; Isaías 30:23.

COMENTÁRIO: Através da história, fazendeiros, lavradores e agricultores tiveram de contar com as condições atmosféricas. A notícia mais emocionante que poderiam receber é que seus esforços seriam sempre bem-sucedidos.

8. Haverá grande júbilo diante da abundância agrícola que Deus derramará no maravilhoso mundo de amanhã? Jeremias 31:12. Haverá realmente superabundância de alimento? Amós 9:13.

O grande rio
1.
O que ocorrerá quando, no momento de sua volta, os pés de Cristo tocarem o monte das Oliveiras? Zacarias 14:4.

2. O grande vale que será formado tornar-se-á o canal de um grande rio que surgirá em Jerusalém? Versículo 8. Fluirá a metade desse grande rio para o oriente na direção do mar Morto, e a outra metade para o ocidente na direção do mar Mediterrâneo? O mesmo versículo.

COMENTÁRIO: O mar Morto, 394m abaixo do nível do mar, é o ponto mais baixo da terra. Veja o mapa dessa região, e observe que o rio Jordão deságua na extremidade norte do mar Morto. Muito embora o mar Morto não tenha escoadouro, o nível das águas permanece constante devido à evaporação.

As águas deste mar contêm tanta quantidade de sal e outros minerais que nenhuma vida marinha ou vegetal consegue sobreviver. Mas quando este rio novo – o rio de “águas vivas” – começar a desaguar no mar Morto, suas águas irão se elevar até transbordarem, espalhando-se pelo deserto. Quando as águas frescas do rio das águas vivas começarem a desaguar no mar Morto, este será capaz de manter a vida.

3. O Espírito Santo é comparado à “água viva”? João 4:10; 7:37-39. Portanto, não é este rio equivalente ao Espírito Santo de Deus?

COMENTÁRIO: O Espírito Santo, assim como o rio físico, procederá de Jerusalém e solucionará a humanidade dos problemas mentais e espirituais.

Está claro que o mundo de amanhã será um paraíso de paz, prosperidade e beleza. Todas as nações compartilharão das grandes bênçãos de Deus. O mundo inteiro viverá em paz. Durante essa época milenar, a maior parte da superfície da terra será cultivável. Lindas florestas, áreas agrícolas, lagos e ribeiros repletos de peixes serão encontrados no mundo inteiro – não mais haverá planícies sem árvores, solo improdutivo, rios poluídos, paisagens devastadas, desertos hostis e regiões áridas.

Mas como tal mundo será introduzido na terra? Exatamente, como se realizarão mudanças tão grandes?

Vejamos o que a Bíblia tem a dizer sobre como será o Milênio e quem participará dele. Acredite ou não, você poderá participar na concretização desse maravilhoso mundo de amanhã.

A coroação do futuro Rei
Pense por um momento no que o mensageiro angélico disse a Maria, mãe de Jesus:  “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande … e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lucas 1:31-33).

Observe também o relato de João 18:37:  “Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo …”

Jesus nasceu para governar e reinar como Rei sobre todas as nações. Mas ele não foi coroado Rei enquanto era um ser humano (João 18:36). Ele foi crucificado. Jesus não assumiu as responsabilidades de seu novo cargo como governante do mundo naquele tempo.

Quando os discípulos de Jesus pensavam que o reino de Deus seria estabelecido em seus dias, ele lhes contou uma parábola explicando quando começaria a reinar sobre o mundo.

1. De acordo com esta parábola, em Lucas 19:12-27, para onde foi Jesus após sua morte e ressurreição a fim de obter o cargo de rei e receber o reino?  Versículo 12.

COMENTÁRIO: Jesus usou esse exemplo para mostrar aos seus discípulos que ele teria de subir ao seu Pai no céu (a “terra remota”) a fim de receber autoridade para reinar sobre as nações.

2. No momento do seu retorno, Jesus será coroado? Apocalipse 14:14. Que escritura descreve profeticamente o recebimento oficial do reino, para o que Jesus foi ao céu? Daniel 7:13-14.

COMENTÁRIO: Aqui está a descrição da coroação de Jesus. Observe também que “um como o filho do homem” se apresentou diante do “ancião de dias” para receber o reino. O Logos ou “Verbo” (João 1:1) era “como o filho do homem” – o Jesus que teve de nascer de uma mãe humana.

Coroado “REI dos reis”
1.
Qual será o título oficial de Cristo quando ele voltar? Apocalipse 19:16. Mas quem são esses outros “reis”? Vejamos.

2. Irão também os cristãos receber coroas eternas? 1 Coríntios 9:25. Eles reinarão sobre as nações como reis com Cristo? Apocalipse 2:26-27; 3:21; 5:10; 20:4; Daniel 7:22, 27.

3. Quando receberão “os santos” – os cristãos – o galardão que corresponde aos cargos de governança? Compare Apocalipse 11:15, 18, 22:12 com Isaías 40:10.

COMENTÁRIO: Jesus subiu ao céu para ser coroado pelo Pai. Todavia, uma das razões de sua volta à terra será trazer para os seus santos ressuscitados os galardões de governança.

4. Serão também sacerdotes os santos ressuscitados? Apocalipse 5:10; 20:4, 6.

COMENTÁRIO: Os santos ressuscitados serão reis e sacerdotes, e irão julgar entre os povos da terra durante o Milênio.

Governo poderoso e perfeito
O governo de Cristo começará em Jerusalém, onde estará localizada a sua sede (Jeremias 3:17). À medida que o seu reino se espalhar pela terra, todas as nações aprenderão a submeter-se a ele.

1. Como Jesus começará o seu governo sobre a terra? Apocalipse 19:15.

COMENTÁRIO: Ao seu retorno, Cristo terá de vencer o mundo. Ele usará uma “vara de ferro” que simboliza autoridade absoluta. Ele governará com poder, e não hesitará em usá-lo quando necessário. Um mundo enganado e influenciado por um diabo invisível (Apocalipse 12:9) terá de aprender sobre os frutos positivos do caminho de vida de Deus.

Jesus Cristo terá o controle absoluto da terra, mas reinará com perfeita justiça e misericórdia, pois já experimentara a vida como um ser humano (Hebreus 2:9-10; 4:15). Infelizmente, ele terá de impor o seu governo misericordioso sobre o homem para poder trazer a paz e a prosperidade ao mundo.

2. Como Cristo agirá com as nações que se recusarem a ir a Jerusalém para adorar a Deus da maneira que ele ordena? Zacarias 14:16-19.

COMENTÁRIO: Embora Deus reine com poder e autoridade, ele não forçará ninguém a aceitar a sua verdade. Deus não é um monstro cruel e severo como algumas pessoas falsamente insinuam. Mas Deus sabe que o único caminho para a felicidade duradoura é a obediência às suas leis.

À medida que os homens aprenderem a obedecer às leis de Deus, eles compreenderão a sabedoria e a justiça do governo de Deus e se submeterão alegremente à sua autoridade.

A reeducação durante o Milênio
No que se refere ao reino milenar de Cristo, a Bíblia declara:  “A terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

Durante o Milênio, Cristo ensinará à humanidade as leis que produzem a felicidade. Depois de aprendê-las e ver a felicidade que elas produzem, cada pessoa terá a opção de obedecer a elas ou não. A grande maioria da humanidade compreenderá que o caminho de Deus é verdadeiramente o melhor, e voluntariamente optarão por obedecer a Ele.

Mas antes que os homens possam realmente fazer a sua escolha, eles precisam examinar cuidadosamente as alternativas; precisam ser reeducados para não se deixarem enganar por velhos preconceitos, e assim, poderem discernir os verdadeiros valores.

A educação irá desempenhar um papel de suma importância no Milênio. Uma pesquisa de opinião pública nos Estados Unidos revelou que apenas 2% dos norte-americanos consideram a educação a sua maior preocupação. Mas no mundo de manhã ela terá prioridade absoluta.

Exatamente, por que o tipo correto de educação é tão importante? Vejamos.

1. Que tipo de conhecimento mais falta no mundo de hoje? Seria o conhecimento espiritual? Oséias 4:6. Qual é o resultado trágico dessa ausência de conhecimento espiritual? Mesmo versículo.

2. Será a falta de conhecimento e entendimento espiritual um véu que esconde do mundo a verdade de Deus? Isaías 25:7.

3. Fundamentalmente, quem é o responsável por enganar o mundo inteiro? Apocalipse 12:9. Quem ensina a mentira? João 8:44. Quando Cristo começar a reeducação do mundo, terá o Diabo permissão para enganar as nações? Apocalipse 20:1-3.

O que é a verdadeira educação?
1.
O que é a verdade? João 17:17. Que benefício trará a verdade de Deus às pessoas no mundo de amanhã? João 8:31-32.

COMENTÁRIO: Uma idéia comum, porém falsa, no mundo de hoje é que a educação não deve exercer nenhuma influência no modo de viver. Muitos acreditam que a educação deve apenas ensinar como ganhar a vida, mas não como viver. No entanto, no mundo de amanhã, as pessoas serão ensinadas no caminho de vida de Deus, tal como está revelado na fonte do conhecimento – a Bíblia.

2. Existe algum registro por escrito de que a verdadeira Igreja apostólica pregava o “caminho” de Deus? Atos 18:25-26; 19:9, 23. Mas o mundo, em geral, deseja abranger Deus em seu conhecimento? Romanos 1:28.

COMENTÁRIO: O caminho de vida de Deus fundamenta-se no alicerce da verdade de Deus. Mas a verdade de Deus tem sido rejeitada pela maioria dos homens. A Bíblia tem sido negligenciada como fonte do verdadeiro conhecimento.

3. No mundo de amanhã, as pessoas perceberão que havia algo radicalmente errado com o nosso caminho de vida moderno. O que, então, as pessoas reconhece-rão? Jeremias 16:19; Isaías 2:3. Se o seu presente caminho fosse melhor, que outro caminho elas desejariam aprender?

COMENTÁRIO: As pessoas herdaram muitas mentiras do berço – idéias inúteis que foram implantadas em suas mentes passivas. Quando adultas, elas continuam a aceitar as falácias aprendidas na infância, e constroem suas vidas com base em idéias erróneas e velhos preconceitos.

Quando Cristo finalmente resgatar o mundo da aniquilação, as pessoas reconhecerão sua ignorância – a falta de uma educação sadia. A confissão do erro será, realmente, o primeiro passo para o arrependimento.

4. O que implica realmente o arrependimento? Isaías 55:6-9. Não está bem claro que é desviar-se do caminho errado de vida que alguém esteja seguindo? Versículo 7.

COMENTÁRIO: Arrependimento claramente implica o abandono de todas as idéias erradas, sobre a vida, que sempre aceitamos como certas, sem examiná-las, e o retorno à verdade de Deus e seu caminho de vida.

5. O programa de reeducação no Milênio irá reorganizar a ordem social? 1 Pedro 4:3-4. Afetará ele também todos os outros aspectos da vida em geral? 1 Coríntios 10:31.

O sistema de Deus para reeducação
Muitos dos males do mundo de hoje podem ser atirados na porta de entrada da da falsa educação. Infelizmente, muitas de nossas grandes universidades têm expulsado Deus de suas salas de aula. Este sistema educacional obviamente precisa ser modificado. Mas que tipo de sistema o substituirá?

1. Além de governar como Rei supremo sobre todas as nações, Cristo também será o supremo educador? Isaías 2:3; Salmo 25:8-10.

COMENTÁRIO: Cristo responderá por essas duas funções. É evidente que no sistema de governo de Deus, não haverá separação entre Igreja e Estado no mundo de amanhã.

2. Quem mais governará e ensinará no mundo de amanhã? Apocalipse 2:26; 5:9-10.

COMENTÁRIO: Os cristãos ressuscitados, mencionados em Apocalipse 5:10, serão feitos “sacerdotes” (e reis). E a verdadeira função de um sacerdote é ensinar (Malaquias 2:7).

Quando Deus intervier nos assuntos humanos, não caberá às pessoas escolher os seus próprios governantes e mestres. No mundo de amanhã, Deus irá desginar os seus santos ressuscitados como governantes e educadores. Eles ensinarão ao povo todas as leis e estatutos de Deus, que levarão ao caminho da paz, da prosperidade e da felicidade.

3. Os santos ressuscitados poderão aparecer diante dos seres humanos quando quiserem? Isaías 30:20-21. Que farão eles? Versículo 21.

COMENTÁRIO: No mundo de amanhã, aqueles que reinarem com Cristo estarão sempre presentes e sempre prontos a falar ou agir, seja para ensinar, seja para cortar pela raiz a ação criminosa em potencial.

O resultado da educação universal
1. O mundo inteiro virá a conhecer a Deus e seu caminho de vida? Habacuque 2:14; Isaías 11:9; Jeremias 31:34. Mesmo os que murmuram contra Deus aprenderão a sua verdade? Isaías 29:24.

2. Os egípcios irão “conhecer ao Senhor” naquele dia? Isaías 19:21. Como chegarão os egípcios, e os outros povos, a conhecer realmente a Deus? Isaías 55:6-7; 1 João 2:3-4. A Etiópia também procurará os benefícios de um relacionamento de obediência a Cristo? Salmo 68:31.

COMENTÁRIO: As nações vizinhas de Israel que foram mencionadas nas Escrituras representam todas as nações do mundo de amanhã. Todas elas terão a oportunidade de arrepender-se e aceitar Jesus Cristo como seu Salvador.

Novas naturezas
1.
Deus mudará a natureza dos animais no Milênio? Isaías 11:6-8. Oséias 2:18. Serão mansos todos os animais? Ezequiel 34:25.

2. Na Bíblia, Deus refere-se ao coração do homem como símbolo de sua mente. Como é realmente o coração, ou a mente, do homem? Jeremias 17:9. É a mente do homem naturalmente submissa a Deus e às suas leis? Romanos 8:7.

3. Que irá Deus acrescentar à mente das pessoas no Milênio a fim de mudar essencialmente a sua atitude? Ezequiel 36:26-27; Jeremias 31:33.

Comentário: Assim como Deus mudará o desejo inato dos leões – ao invés de carne passarão a comer vegetais -, e dará uma uma natureza mansa a todos os animais, assim também realizará uma transformação verdadeiramente milagrosa e maravilhosa na mente hostil do homem. Esta mudança na mente será efetivada pelo arrependimento e pela aceitação do Espírito Santo de Deus.

Por meio de um milagre, Deus colocará sua própria natureza de amor altruísta na humanidade (Romanos 5:5). O verdadeiro amor, então, se manifestará nos seres humanos através do Espírito de Deus. As pessoas passarão a ter amor pelos seus semelhantes e se esforçarão para fazê-los felizes.

Seria necessário um livro volumoso só para descrever o início das condições maravilhosas que finalmente prevalecerão na terra, quando os corações dos homens se tornarem humildes e convertidos pelo Espírito Santo – quando vierem a ser “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4).

Afinal o caminho de Deus é o melhor!
Você percebe o sinificado do que estudou em sua Bíblia com a ajuda desta lição? Há muito tempo, Deus profetizou sobre uma época em que ele levaria os habitantes deste mundo a desfrutar excepcional abundância. Toda a humanidade terá a salvação por meio da fé em Jesus Cristo. Será nessa época que o mundo despertará para a grande verdade – de que afinal o caminho de Deus é o melhor.

Aproxima-se a época em que “o Senhor dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa com vinhos puros, com tutanos gordos … E destruirá neste monte a máscara do rosto, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se escondem” (Isaías 25:6-7). Ele acabará com a cegueira espiritual dos homens.

Deus vai enviar Jesus Cristo para intervir nos assuntos do mundo. Então, ele e seus santos começarão a ensinar às nações a verdade de Deus e suas leis – seu caminho de vida.

O paraíso que a humanidade sempre almejou será finalemtne introduzido na terra. Os homens finalmente enxergarão além do véu de preconceitos que os tem impedido de seguir o caminho que os levaria a todos os seus verdadeiros desejos. Por meio da compreensão e da aceitação do sacrifício de Jesus Cristo, a “verdade [os] libertará” (João 8:32).

Ninguém nesse maravilhoso mundo de amanhã será enganado como acontece hoje à grande maioria das pessoas. Não estará presente um Diabo invisível para desviá-las.  Não haverá mais confusão religiosa. Os olhos serão abertos para a verdade revelada de Deus. Os seres humanos serão submissos ao ensino. As pessoas começarão a viver o caminho de Deus – o caminho altruísta de cuidado pelo próximo – o caminho dos verdadeiros valores – o caminho da paz, da felicidade, do bem-estar e da alegria.

Os crimes, as doenças, as enfermidades e o sofrimento desaparecerão. A pobreza e a ignorância serão banidas. Os animais selvagens serão domesticados. A poluição do ar, da água e do solo não mais existirá. Haverá água pura e cristalina para beber; ar fresco e puro para respirar; o solo será rico e fértil, produzindo alimentos saborosos, onde antes só havia desertos; e haverá a fantástica beleza das flores, arbustos e árvores.

No mundo de amanhã as pessoas serão guiadas, ajudadas, protegidas e governadas por Cristo e seus santos. E todos os seres humanos serão chamados por Deus para compreender o seu plano de salvação e para herdar a vida eterna.

Que mundo esplêndido!
Embora nenhum dos governos deste mundo seja capaz de nos trazer a paz, a prosperidade e a abundância verdadeira – a Bíblia mostra que o grande Deus dos céus e da terra irá estabelecer aqui um maravilhoso mundo de amanhã.

Possa Deus apressar esse glorioso dia!  bf

______________________________________

LITERATURA ADICIONAL PARA ESTA LIÇÃO

A Utopia vindoura

O Mundo de Amanhã está prestes a chegar – será um mundo transbordante de paz e prosperidade! Reveladas neste empolgante artigo estão as profecias sobre esse maravilhoso mundo vindouro.

_____________________________________________________________________________________________

Uma publicação do Fundo Bíblico,
distribuída gratuitamente

Enviem os pedidos de literatura a:

Jean Marcelo da Silva O Fundo Bíblico
Caixa Postal 12 Caixa Postal 154
59380-000 Currais Novos – RN Lubango
B R A S I L A N G O L A
O ex-presidente dos Estados Unidos, o falecido Dwight D. Eisenhower, reconheceu o rumo que o gênio científico malconduzido da humanidade estava tomando. Em seu discurso inaugural, em 1953, ele declarou: “Na corrida desenfreada dos grandes acontecimentos, nós nos vemos tateando para compreender o significado total e o sentido real do tempo em que vivemos. . . . Que distância conseguimos percorrer nessa longa peregrinação das trevas para a luz? Estamos nos aproximando da luz? – do dia de liberdade e paz para toda a humanidade? Ou são as sombras da noite que se aproximam de nós? . . . A ciência parece estar pronta para nos conferir, como sua dádiva final, o poder de erradicar por completo a vida humana deste planeta.”